
Educação Étnico-Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-623661123
ISSN2175-6236
AutoresMiriá Gomes de Oliveira, Paulo Vinícius Baptista da Silva,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoResumo: Passados treze anos da promulgação da Lei 10.639/03 que estabelece o estudo das contribuições dos povos do continente africano e da diáspora afrodescendente para a história, arte e cultura brasileiras, propomos, neste artigo, mapear seus impactos, tendo em vista a construção de sentidos em torno da efetividade e eficácia (Santos, 1985) da lei. Nosso corpus discute a recepção durante seminário temático em turma de licenciatura em língua portuguesa. Entendendo discurso como prática ideológica que constitui, naturaliza, sustenta e modifica significados no/sobre o mundo (Rogers, 2004), apontamos a dupla referenciação em torno do que seja a obrigatoriedade da lei nos momentos em que os interlocutores se envolvem em armadilhas discursivas.
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