Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Aspectos Acadêmicos e Profissionais sobre Mulheres Cientistas na Física e na Educação Física

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15668/1807-8214/artemis.v20n2p57-65

ISSN

2316-5251

Autores

A.B.M. Teixeira, M.A. Freitas,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O estudo presume que preconceitos e discriminacoes de genero ainda atuam como obstaculos para o interesse e a ascensao de mulheres nas areas de Fisica e de Educacao Fisica, e a disparidade entre o percentual de alunas nos cursos de graduacao e o percentual de mulheres com doutorado nessas areas aponta para uma desigualdade entre os sexos. A pesquisa utiliza metodologia mista – quantitativa e qualitativa, enfatizando as relacoes de genero enquanto fenomeno historico e cultural imbricado nas relacoes micropoliticas das instituicoes de ensino, tal como questoes de raca e de classe. Neste texto sao abordados aspectos da fase quantitativa da investigacao, como indices de produtividade academica e percentuais de mulheres e de homens nos dois cursos da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Verificou-se que a media da producao cientifica feminina e, em geral, com excecao de alguns itens, inferior a masculina nas duas areas e, embora os homens sejam maioria ja na graduacao dos dois cursos, quando se analisa a composicao por sexo do corpo docente dos mesmos, ou seja, profissionais com doutorado, o numero de mulheres se reduz ainda mais.

Referência(s)
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