Aspectos Acadêmicos e Profissionais sobre Mulheres Cientistas na Física e na Educação Física
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15668/1807-8214/artemis.v20n2p57-65
ISSN2316-5251
AutoresA.B.M. Teixeira, M.A. Freitas,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO estudo presume que preconceitos e discriminacoes de genero ainda atuam como obstaculos para o interesse e a ascensao de mulheres nas areas de Fisica e de Educacao Fisica, e a disparidade entre o percentual de alunas nos cursos de graduacao e o percentual de mulheres com doutorado nessas areas aponta para uma desigualdade entre os sexos. A pesquisa utiliza metodologia mista – quantitativa e qualitativa, enfatizando as relacoes de genero enquanto fenomeno historico e cultural imbricado nas relacoes micropoliticas das instituicoes de ensino, tal como questoes de raca e de classe. Neste texto sao abordados aspectos da fase quantitativa da investigacao, como indices de produtividade academica e percentuais de mulheres e de homens nos dois cursos da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Verificou-se que a media da producao cientifica feminina e, em geral, com excecao de alguns itens, inferior a masculina nas duas areas e, embora os homens sejam maioria ja na graduacao dos dois cursos, quando se analisa a composicao por sexo do corpo docente dos mesmos, ou seja, profissionais com doutorado, o numero de mulheres se reduz ainda mais.
Referência(s)