
Os Discursos da Racialização da África nos Livros Didáticos Brasileiros de História (1950 a 1995)
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2175-623661110
ISSN2175-6236
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo: O artigo analisa como a visão sobre a África nos livros didáticos brasileiros de História, em particular os que compreendem esta produção na segunda metade do século XX, assumem uma dimensão racializante nos discursos alusivos aos povos africanos e afro-brasileiros. Constitui-se numa produção que realoca significados e visões constitutivas de um discurso mediado por pressupostos epistemológicos e por um viés pedagógico, ambos, ancorados em uma plataforma racializadora. Nesse sentido, tomando como base dados de um estudo de doutoramento, apresenta-se uma espécie de mapeamento dos elementos discursivos que compõem o teor racializante dessas abordagens, sobretudo no que tange ao conteúdo escrito e imagético, aspectos fundantes para a compreensão da dimensão dessa problemática no âmbito da escrita escolar.
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