Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os Discursos da Racialização da África nos Livros Didáticos Brasileiros de História (1950 a 1995)

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/2175-623661110

ISSN

2175-6236

Autores

Maria Telvira da Conceição,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo: O artigo analisa como a visão sobre a África nos livros didáticos brasileiros de História, em particular os que compreendem esta produção na segunda metade do século XX, assumem uma dimensão racializante nos discursos alusivos aos povos africanos e afro-brasileiros. Constitui-se numa produção que realoca significados e visões constitutivas de um discurso mediado por pressupostos epistemológicos e por um viés pedagógico, ambos, ancorados em uma plataforma racializadora. Nesse sentido, tomando como base dados de um estudo de doutoramento, apresenta-se uma espécie de mapeamento dos elementos discursivos que compõem o teor racializante dessas abordagens, sobretudo no que tange ao conteúdo escrito e imagético, aspectos fundantes para a compreensão da dimensão dessa problemática no âmbito da escrita escolar.

Referência(s)