Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A FICCIONALIZAÇÃO DO REAL EM AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE, DE JOSÉ SARAMAGO

2016; Uniabeu; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2177-6288

Autores

Saulo Cunha de Serpa Brandão, Valdirene Rosa da Silva Melo,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este trabalho tem por objetivo tecer consideracoes sobre o processo de ficcionalizacao do real na obra de Saramago As intermitencias da morte, abordando questoes pertinentes a mimese. A literatura trabalha com codigos proprios ao se apropriar da realidade, e o modelo de ficcionalizacao escolhido por Saramago alarga o conceito de mimese instituido por Aristoteles. A ficcao contemporânea, o fazer literario, instiga o artista a buscar novas formas de redefinir o verossimil sem perder os elos de referencias com o real, mantendo uma linha de coerencia e adequacao com o plausivel. Nesta obra Saramago trabalha a tematica dualista vida e morte, ressignificando o senso comum predominante atribuido a morte pelo imaginario coletivo e revendo percepcoes, convencoes e conceitos a respeito do binomio vida e morte. A encenacao da morte na obra de Saramago e apropriada pelo imaginario como jogo de recriacao inventiva que se liberta dos cânones usuais que veiculam a morte a dor, sofrimento, momento indesejavel e instaura novos sentidos e reflexoes sobre o tema com o objetivo de levar o leitor a interrogacoes profundas sobre as angustias do homem contemporâneo. Usaremos os conceitos postulados por Aristoteles e Luiz Costa Lima sobre mimese, enriquecendo a analise com os pressupostos teoricos de Wolfgang Iser sobre imaginacao na ficcao para dar suporte a esta investigacao.

Referência(s)