UMA APRENDIZAGEM QUE INSPIRE E EMOCIONE
2016; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15202/1389
ISSN2526-2254
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA International Journal on Active Learning surge a partir do desenvolvimento do consórcio STHEM Brasil. Esta iniciativa constituiu-se de um processo com várias fases e momentos de esforços individuais e coletivos. Em 2013, algumas instituições brasileiras se reuniram para lançar no Brasil, em parceria com a LASPAU/HARVARD, o que ficou conhecido como STHEM Brasil – Consórcio de IES Brasileiras e LASPAU. O nome originalmente STEM, foi acrescido aqui de um H. As iniciais significam termos em inglês: Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics. Nada disso seria possível sem Fábio Reis, que projetou, iniciou e desenvolveu a rede de IES brasileiras que hoje compõe este consórcio. Aproveitando a energia produzida pelas diversas formações ocorridas, além de inúmeros eventos, surgiu a ideia de se criar um movimento que facilitasse a circulação de informação e conhecimentos entre os participantes do consórcio. Nos anos seguintes, uma das instituições prontificou-se a elaborar o projeto para uma revista científica e obteve apoio de todas as outras IES. O trabalho então estava iniciado, cabia agora buscar as pessoas para efetivar as ações necessárias à concretização do sonho. Prontamente, vários professores se dispuseram a participar como editores e assim estava lançada a pedra fundamental para que fosse erguida a IJOAL (Internacional Journal on Active Learning). Este primeiro número da IJOAL é o fruto de quase dois anos de esforços de dezenas de pessoas que ambicionam tê-la como um poderoso instrumento de inclusão, participação e desenvolvimento de uma aprendizagem que inspire e emocione todos aqueles que acreditam que as necessidades coletivas devem sempre superar as individuais. Os editores
Referência(s)