Sistema Colã‰Gio Militar Do Brasil E As Possibilidades De Autonomia Venciadas Pelos Alunos: Anã Lise De Prã Ticas Educativas E Artã Sticas No Colã‰Gio Militar De Belo Horizonte

2016; Servicios Academicos Intercontinentales; Issue: 73 Linguagem: Português

ISSN

1989-4155

Autores

Annebelle Pena Lima Magalhães Cruz, Eloísa Helena Santos,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as potencialidades de autonomia presentes nas prAiticas dos alunos do Sistema ColA©gio Militar do Brasil (SCMB), sede de Belo Horizonte, instituiA§A£o administrada pelo ExA©rcito Brasileiro por meio da Diretoria de EducaA§A£o PreparatA³ria e Assistencial (DEPA) que se pauta por um ideAirio disciplinador e hierarquizante, com uma proposta pedagA³gica fundada em aA§Aµes voltadas para o treinamento e para o alcance de rendimentos preestabelecidos. A relevA¢ncia da pesquisa se encontra na possibilidade de apresentar subsA­dios para mudanA§as qualitativas no aspecto social e pedagA³gico do SCMB a partir de prAiticas educativas mais autA´nomas e que deem voz ao sujeito enquanto construtor de sua prAitica e vivAancia educativa. A metodologia qualitativa, de tipo descritiva utilizada foi composta de revisA£o bibliogrAifica, pesquisa documental e empA­rica. A unidade de anAilise empA­rica circunscreveu-se A Banda de MAosica do ColA©gio Militar. Os sujeitos da pesquisa constituA­ram-se de 10 alunos do Segundo e Terceiro Ano do Ensino MA©dio, selecionados em virtude da demonstraA§A£o de indA­cios de autonomia, bem como de lideranA§a, nas atividades realizadas na Banda. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observaA§A£o direta ou observaA§A£o estruturada e a observaA§A£o participante realizada pela pesquisadora durante o perA­odo de um ano. Os alunos participantes da pesquisa responderam a um InventAirio de Interesses. A anAilise dos dados foi realizada por meio da anAilise de conteAodo. Como principal resultado, apresenta-se a Banda de MAosica como espaA§o revelador de indA­cios de autonomia dos alunos do CMBH, evidenciados pelo desenvolvimento de um forte compromisso com o coletivo e as relaA§Aµes de cooperaA§A£o e solidariedade. EvidAancias que se apresentaram como elementos potencialmente propA­cios ao desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Referência(s)