Sistema Colã‰Gio Militar Do Brasil E As Possibilidades De Autonomia Venciadas Pelos Alunos: Anã Lise De Prã Ticas Educativas E Artã Sticas No Colã‰Gio Militar De Belo Horizonte
2016; Servicios Academicos Intercontinentales; Issue: 73 Linguagem: Português
ISSN
1989-4155
AutoresAnnebelle Pena Lima Magalhães Cruz, Eloísa Helena Santos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo tem como objetivo analisar as potencialidades de autonomia presentes nas prAiticas dos alunos do Sistema ColA©gio Militar do Brasil (SCMB), sede de Belo Horizonte, instituiA§A£o administrada pelo ExA©rcito Brasileiro por meio da Diretoria de EducaA§A£o PreparatA³ria e Assistencial (DEPA) que se pauta por um ideAirio disciplinador e hierarquizante, com uma proposta pedagA³gica fundada em aA§Aµes voltadas para o treinamento e para o alcance de rendimentos preestabelecidos. A relevA¢ncia da pesquisa se encontra na possibilidade de apresentar subsAdios para mudanA§as qualitativas no aspecto social e pedagA³gico do SCMB a partir de prAiticas educativas mais autA´nomas e que deem voz ao sujeito enquanto construtor de sua prAitica e vivAancia educativa. A metodologia qualitativa, de tipo descritiva utilizada foi composta de revisA£o bibliogrAifica, pesquisa documental e empArica. A unidade de anAilise empArica circunscreveu-se A Banda de MAosica do ColA©gio Militar. Os sujeitos da pesquisa constituAram-se de 10 alunos do Segundo e Terceiro Ano do Ensino MA©dio, selecionados em virtude da demonstraA§A£o de indAcios de autonomia, bem como de lideranA§a, nas atividades realizadas na Banda. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observaA§A£o direta ou observaA§A£o estruturada e a observaA§A£o participante realizada pela pesquisadora durante o perAodo de um ano. Os alunos participantes da pesquisa responderam a um InventAirio de Interesses. A anAilise dos dados foi realizada por meio da anAilise de conteAodo. Como principal resultado, apresenta-se a Banda de MAosica como espaA§o revelador de indAcios de autonomia dos alunos do CMBH, evidenciados pelo desenvolvimento de um forte compromisso com o coletivo e as relaA§Aµes de cooperaA§A£o e solidariedade. EvidAancias que se apresentaram como elementos potencialmente propAcios ao desenvolvimento da autonomia dos alunos.
Referência(s)