Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A crítica teatral de Machado de Assis

1999; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2236-0883

Autores

Franceli Aparecida da Silva Mello,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

A maior parte dos estudiosos da obra de Machado de Assis ressalta as suas qualidades de critico. Tristao de Athayde chega a afirmar que, ao tracar, em 1865, o ideal do critico, Machado de Assis marcou um conceito modelar de critica literaria, nao so para si como para os seus contemporâneos. Com relacao a critica teatral, parece haver unanimidade quanto a superioridade de Machado em relacao aos seus pares. Para Edmundo Moniz1 perspicacia, bom senso, bom gosto, serenidade e equilibrio sao as principais qualidades de suas analises. A paixao pelo teatro, o espirito combativo e esperancoso caracterizavam suas primeiras criticas, cujas ideias poderiam, segundo o autor, ser subscritas presentamente. Jose Galante de Sousa escreve que, como critico, os trabalhos de Machado de Assis valem por uma profissao de fe; “ E, sobretudo como critico teatral, nao perde ocasiao de demonstrar que cre firmemente na possibilidade do verdadeiro teatro entre nos...”2 . Segundo Lucia Miguel Pereira, Machado sai-se muito bem como analista literario e nao ha que se discutir a sua seriedade como critico dramatico. Jean-Michel Massa vai mais longe e ve nessa atividade uma forma de engajamento do escritor, e mais, ela teria revelado o verdadeiro Machado dos anos da juventude, “... sem as mascaras com que se cobriu mais tarde. Aos vinte anos, e-se franco e sincero. E mais ainda quando se tem responsabilidade e se deseja mudar, como Machado de Assis, a face do teatro e do mundo.” 3 , ate o momento em que se retira a“torre de marfim do esteticismo” e abandona o jornalismo cotidiano para dedicar-se a ficcao.

Referência(s)