
A crítica teatral de Machado de Assis
1999; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2236-0883
AutoresFranceli Aparecida da Silva Mello,
Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoA maior parte dos estudiosos da obra de Machado de Assis ressalta as suas qualidades de critico. Tristao de Athayde chega a afirmar que, ao tracar, em 1865, o ideal do critico, Machado de Assis marcou um conceito modelar de critica literaria, nao so para si como para os seus contemporâneos. Com relacao a critica teatral, parece haver unanimidade quanto a superioridade de Machado em relacao aos seus pares. Para Edmundo Moniz1 perspicacia, bom senso, bom gosto, serenidade e equilibrio sao as principais qualidades de suas analises. A paixao pelo teatro, o espirito combativo e esperancoso caracterizavam suas primeiras criticas, cujas ideias poderiam, segundo o autor, ser subscritas presentamente. Jose Galante de Sousa escreve que, como critico, os trabalhos de Machado de Assis valem por uma profissao de fe; “ E, sobretudo como critico teatral, nao perde ocasiao de demonstrar que cre firmemente na possibilidade do verdadeiro teatro entre nos...”2 . Segundo Lucia Miguel Pereira, Machado sai-se muito bem como analista literario e nao ha que se discutir a sua seriedade como critico dramatico. Jean-Michel Massa vai mais longe e ve nessa atividade uma forma de engajamento do escritor, e mais, ela teria revelado o verdadeiro Machado dos anos da juventude, “... sem as mascaras com que se cobriu mais tarde. Aos vinte anos, e-se franco e sincero. E mais ainda quando se tem responsabilidade e se deseja mudar, como Machado de Assis, a face do teatro e do mundo.” 3 , ate o momento em que se retira a“torre de marfim do esteticismo” e abandona o jornalismo cotidiano para dedicar-se a ficcao.
Referência(s)