Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental

2016; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/2175-353920150203784

ISSN

2175-3539

Autores

Monalisa Muniz, Débora Cecílio Fernandes,

Tópico(s)

Early Childhood Education and Development

Resumo

Resumo O objetivo do trabalho foi verificar o quanto o autoconceito está associado com ansiedade escolar. Para isso, 195 crianças de ambos os sexos, de sete a 11 anos, estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, participaram voluntariamente respondendo a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil e a Escala de Ansiedade Escolar. Os resultados apontaram várias correlações negativas entre as dimensões avaliadas pela escala de autoconceito com a ansiedade escolar. A dimensão social da escala de autoconceito foi a que apresentou maior correlação, de forma negativa, com a ansiedade. Esse dado se confirmou na análise de regressão que apontou a dimensão social como melhor preditora da ansiedade escolar. Apesar das correlações encontradas, duas dimensões do autoconceito, Familiar e Escolar, não apresentaram relação significativa com a escala de ansiedade escolar, exceto a Escolar para o 2º ano, mas de forma positiva e baixa.

Referência(s)