
A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar
2016; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/2175-3539201502031036
ISSN2175-3539
AutoresFabrício Rodrigues de Moura, Marilda Gonçalves Dias Facci,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoResumo O Ensino Superior é um campo em que o psicólogo vem ganhando espaço para atuar, principalmente para minimizar o fracasso escolar. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e o posicionamento que este profissional assume diante do fracasso escolar, a partir dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural. Para compreender esse processo analisamos o quadro atual do Ensino Superior no Brasil, a inserção do psicólogo escolar neste nível de ensino e apresentaremos uma pesquisa realizada com 13 destes profissionais. Por fim, expomos algumas propostas de atuação: intervenção com alunos monitores; na recepção de calouros; com movimentos estudantis e na intervenção com gestores, coordenadores de curso e professores. Concluindo, compreendemos que a atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior deve buscar a superação dos modelos tradicionalmente adotados pautados na culpabilização, fragmentação e individualização do fracasso escolar, efetivando práticas que busquem a emancipação dos indivíduos.
Referência(s)