Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Alunos falam sobre a escola: do mundo dos adultos à Terra do Nunca

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 62 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.44134

ISSN

1984-0411

Autores

Claudia Laus Angelo, Rómulo Campos Lins,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

RESUMO A discussão que trazemos neste artigo é parte de nossa leitura das falas de alunos que frequentavam os anos finais do ensino fundamental em 2009 e 2010. Temos como objetivo evidenciar os significados que eles produziram para a escola à luz das noções de significado, objeto, legitimidade e espaço comunicativo que fazem parte do Modelo dos Campos Semânticos e de um ensaio da história de Peter Pan, que nos permitiu distinguir que quando os alunos falam sobre a escola os significados que eles produzem, de que a escola é importante para o futuro deles, vão em direção ao Mundo dos Adultos. Mas, quando eles se colocam dentro da escola, suas falas contemplam o encontro com os amigos e a hora do recreio, aproximando-se mais da lógica da Terra do Nunca.

Referência(s)