Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Monitoramento Metacognitivo de alunos do Ensino Fundamental

2016; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/2175-3539201502031012

ISSN

2175-3539

Autores

Helena Akemi Motoki Tanikawa, Evely Boruchovitch,

Tópico(s)

Educational Strategies and Epistemologies

Resumo

Resumo A presente pesquisa teve como objetivo examinar o monitoramento metacognitivo de 159 estudantes do Ensino Fundamental e investigar suas relações com gênero, idade, nível de escolaridade, desempenho escolar e participação ou não no Programa de Recuperação Paralela. Os alunos eram do 3º e 4º anos e de 5ª e 8ª série com idade entre oito e quinze anos. Os dados foram coletados por um instrumento com exercícios de Monitoramento Metacognitivo em Língua Portuguesa e em Matemática e duas questões que avaliam a precisão do julgamento do participante. Os resultados revelaram que estudantes mais novos foram mais precisos no monitoramento e apresentaram melhor desempenho escolar, independentemente do gênero. A precisão do monitoramento diminuiu com o avançar da escolaridade e foi maior entre os alunos que não frequentavam o programa de recuperação paralela. Os dados são discutidos em termos das implicações do monitoramento metacognitivo para o contexto educacional.

Referência(s)