Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa

2016; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 20; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/2175-3539201502031024

ISSN

2175-3539

Autores

Ana Cláudia Fernandes, María Cláudia Santos Lopes de Oliveira, Leandro S. Almeida,

Tópico(s)

Inclusion and Disability in Education and Sport

Resumo

Resumo Contemporaneamente o ensino superior é considerado um contexto implicado na promoção da cidadania, além da formação acadêmica e profissional, em que a inclusão de pessoas com deficiência se torna questão de crescente importância. Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo que teve como objetivo explorar as concepções de oito estudantes de uma universidade de Portugal sobre os desafios enfrentados ao experimentarem a inclusão nesse nível de ensino. A coleta de dados envolveu entrevistas semi-estruturadas individuais e questionário online, analisados de acordo com um sistema de categorização aberto. Os resultados informam que no ambiente da universidade há pouco conhecimento disponível sobre o tema da diversidade e da inclusão entre docentes e estudantes, em geral; os serviços institucionais de apoio aos estudantes com deficiência existentes carecem de eficácia em distintos aspectos. Desse modo, discute-se, a partir da experiência dos estudantes investigados, a necessidade de se promover uma cultura inclusiva que previna preconceito e favoreça a autonomia e a cidadania. Aponta-se a importância de estudos futuros que expandam o debate sobre inclusão no ensino superior.

Referência(s)