Artigo Produção Nacional Revisado por pares

NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAPRÁTICA COMO POSSIBILIDADE DE JUSTIÇA COGNITIVA

2016; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

1809-3876

Autores

Graça Regina Franco da Silva Reis,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente texto tem como objetivo tratar as producoes curriculares cotidianas como espacostempos repletos de possibilidades de justica cognitiva e consequentemente de justica social. Para isso, realizo, inicialmente, uma discussao sobre a imposicao do pensamento moderno ocidental que privilegia a sua logica desenvolvimentista e monocultural sobre as demais logicas, buscando legitimar uma unica forma de viver. Em seguida, como forma de aproximacao de uma pratica mais emancipatoria, proponho que os curriculos sao/sejam produzidos de forma mais ecologica (SANTOS, 2004), trazendo, para alem da discussao teorica, uma narrativa de experienciapratica (REIS, 2014) vivida por mim no ano de 2016 com uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, no Colegio de Aplicacao da UFRJ, entendendo-a como potente para a discussao sobre justica social e justica cognitiva. Para isso, trago sete pistas que encontrei /encontro no caminho que venho seguindo como professora/pesquisadora, compreendendo-as nao como verdades, mas como sinais, vestigios e indicacoes.

Referência(s)