Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Educação, ambiente e educação ambiental: as concepções históricas e epistemológicas da sociedade atual

2001; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1984-2686

Autores

Edson Roberto Oaigen, Beloni Domingues, Claudete Matias, Daniela Von Rohr, Giana Somavilla, Marlise Luiz da Silveira, Camila Migliavacca,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O trabalho de pesquisa vem sendo realizado desde 1997, tendo como objetivo geral investigar as concepcoes para a Educacao, Ambiente e Educacao Ambiental na sociedade atual, utilizando entrevistas, leituras, debates e outras atividades, visando o conhecimento das concepcoes que a populacao tem sobre os tres temas abordados. Ao mesmo tempo pretende propiciar seminarios que possibilitem a integracao e avaliacao das diferentes acoes desenvolvidas nos municipios envolvidos, qualificando e proporcionando um novo referencial teorico-critico para as praticas em execucao, bem como avaliar os resultados obtidos e as mudancas comportamentais observadas. O estudo valeu-se do metodo hermeneutico, utilizando a analise de conteudos, como metodologia para a analise e interpretacao dos dados coletados. A populacao alvo inicial foi de 300 pessoas com idade entre 16 e 46 anos, cujo o perfil profissional reuniu principalmente: professores, estudantes, secretarias, medicos, balconistas, funcionarios publicos, agricultores e pecuaristas, bem como outros usuarios dos recursos naturais na regiao e domiciliados em Cachoeira do Sul, Cerro Branco e Pantano Grande, no Rio Grande do Sul. Nas etapas seguintes, esta amostra evolui tanto quantitativamente como qualitativamente, atingindo hoje, um total aproximado de 1.500 envolvidos. Na analise dos dados coletados constatou-se para a amostra, que: a) Educacao: e conceituada como um processo sistematico de mudancas comportamentais. Ao mesmo tempo, uma parcela tambem significativa, considera a educacao como um processo de instrucao, onde a interacao com o meio social e cultural, nao e necessaria; b) Ambiente: como sendo o local de convivencia e interacao, tendo seu desenvolvimento harmonico e cultural equilibrado. Em paralelo, um grupo considera o ambiente como o local de producao e de exploracao, sem a preocupacao com sua sustentabilidade; c) Educacao Ambiental: e a conscientizacao e a valorizacao da harmonia entre o homem e o ambiente. No entanto, analisando e conhecendo as praticas em andamento, verifica-se uma contradicao entre o que se pensa e o que se faz. Analisando as respostas oferecidas para analise pela amostra utilizada, verificamos que existe uma deficiencia muito significativa entre os diferentes paradigmas usados para Educacao, Ambiente e Educacao Ambiental.

Referência(s)