Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESCOLAS DE LUTA, EDUCAÇÃO POLÍTICA

2016; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 37; Issue: 137 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302016163403

ISSN

1678-4626

Autores

Carolina de Roig Catini, Gustavo Moura de Cavalcanti Mello,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

RESUMO: Este artigo trata das recentes jornadas de lutas protagonizadas por estudantes secundaristas, em particular o movimento de ocupação das escolas estaduais paulistas, ocorrido no final de 2015. Pretende-se analisar em largos traços o contexto político, econômico e educacional em que tais embates se inserem, bem como refletir sobre seus potenciais formativos e organizativos, considerando a forma e os conteúdos da ação dos secundaristas à luz da crítica aos modos dominantes de educação. Este estudo teve por esteio dados de observação e conversas informais travadas durante visitas a escolas ocupadas, análise de produções culturais e episódios emblemáticos desenvolvidos pelos estudantes no interior de suas lutas, além de reportagens jornalísticas e trabalhos acadêmicos.

Referência(s)