Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Sentimentos partidários e antipetismo: condicionantes e covariantes

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1807-01912016223603

ISSN

1807-0191

Autores

Ednaldo Aparecido Ribeiro, Yan de Souza Carreirão, Julian Borba,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

Resumo O artigo investiga, a partir dos dados do Estudo Eleitoral Brasileiro, os sentimentos partidários dos eleitores brasileiros em 2014 e suas relações com dimensões atitudinais e comportamentais. Ênfase especial é dada ao antipetismo, ou seja, ao sentimento negativo que parcela crescente do eleitorado vem manifestando em relação ao PT. Além de analisar a evolução dessas disposições entre 2002 e 2014, o artigo procura identificar o perfil sociodemográfico dos eleitores antipetistas e o impacto dessas disposições negativas sobre variáveis atitudinais (estatismo, igualdade e democracia) e sobre o voto. Os resultados apontam para o decréscimo generalizado dos sentimentos positivos em relação aos partidos, com destaque para o PT. Também indicam efeitos reduzidos do antipetismo sobre atitudes políticas, mas sua forte influência sobre padrões de comportamento eleitoral.

Referência(s)