UTILIZAÇÃO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DAS OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS

2015; Servicios Academicos Intercontinentales; Issue: 66 Linguagem: Português

ISSN

1989-4155

Autores

Luiz Enrique Simeone, Juliano Schimiguel,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

A escola tradicionalmente tem se ocupado do ensino de MatemAitica na forma de apresentaA§A£o dos conteAodos onde o professor, na maioria das vezes monolA³gica, atua como centro da transmissA£o do conhecimento, produzindo com isto uma ruptura entre o ensino e a aprendizagem. Se o conhecimento nA£o A© um fim em si mesmo perguntamos: serAi que houve mudanA§a nas formas de se ensinar e de se aprender com a introduA§A£o das Novas Tecnologias de InformaA§A£o e ComunicaA§A£o (NTICs)? Devido a imensa quantidade de recursos que estA£o disponA­veis na internet permite a quem a utilizar selecionar as informaA§Aµes que mais se ajustam aos seus interesses e necessidades. A utilizaA§A£o de computadores nos mais diversos nA­veis das escolas faz com que professores e educadores sintam-se pressionados a utilizar as Novas Tecnologias de InformaA§A£o e ComunicaA§A£o (NTICs). PorA©m, eles sentem-se incapazes de utilizAi-los devido A falta de familiaridade com estes mesmos recursos. Este trabalho discute esta questA£o, a tentativa de aplicar Objetos de Aprendizagem de MatemAitica nos anos finais do ensino fundamental, neste caso em duas turmas do 8° Anos de uma escola pAoblica, e como realizar a seleA§A£o qualitativa destes artefatos digitais e alinhAi-los A s Propostas Curriculares e A s PrAiticas PedagA³gicas da escola. Para isso foi realizada uma atividade com Objetos de Aprendizagem (OA) na tentativa de comprovar que o material apresentado A© uma ferramenta que auxiliarAi o aluno a elucidar as dAovidas no sentido de aprender os conteAodos a cerca das operaA§Aµes com nAomeros inteiros.

Referência(s)