Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SUBJETIVAÇÃO PÚBLICA OU SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA? SOBRE AS ARTICULAÇÕES ENTRE O “POLÍTICO” E A INFÂNCIA

2016; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 37; Issue: 137 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302016167363

ISSN

1678-4626

Autores

Lúcia Rabello de Castro, Felipe Salvador Grisolia,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

RESUMO: A partir da problematização do conceito de socialização política, e tendo em vista as novas posições sociais das crianças como sujeitos de fala e de direitos, o objetivo deste artigo consistiu em discutir a emergência do político nas relações intergeracionais como espaços situados nas disputas geracionais decorrentes do crescente mal-estar contido nas relações de transmissão educacional. Foi proposta a noção de subjetivação pública como aquela que pode dar conta do processo de crescente visibilização das disputas e das demandas geracionais no contexto escolar. No atual cenário brasileiro, esse processo descortina a formação de um campo de antagonismos em torno da educação pública, ao revelar outros pontos de enunciação sobre a experiência escolar e anunciar a politização das relações intergeracionais.

Referência(s)