A GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

2016; Servicios Academicos Intercontinentales; Issue: 72 Linguagem: Português

ISSN

1989-4155

Autores

Cássia Ferreira de Moura, Cristovão Cavalcante, Rickardo Léo Ramos Gomes,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo apresenta algumas consideraA§Aµes histA³ricas sobre o ensino da Geometria, buscando relacionar a MatemAitica A s diferentes situaA§Aµes da realidade e as possibilidades que o aluno encontra no dia a dia dos educandos no ensino da Geometria. O conhecimento geomA©trico, principalmente no que diz respeito A expressA£o grAifica das formas e suas relaA§Aµes matemAiticas, A© fundamental no desenvolvimento do raciocA­nio do estudante, visto que a Geometria tem papel fundamental na formaA§A£o do aluno quanto ao desenvolvimento da sua capacidade de resolver problemas prAiticos do cotidiano. O entendimento das maneiras de ocupaA§A£o do espaA§o, localizaA§A£o e visualizaA§A£o, bem como o deslocamento de objetos nesse espaA§o sA£o competAancias de carAiter geomA©trico que o ser humano necessita utilizar em suas atividades diAirias. Dessa forma, os saberes relacionados A geometria desenvolvem competAancias que facilitam a convivAancia dos sujeitos com o espaA§o bem como com a sua interpretaA§A£o de mundo. Por isso, esta pesquisa defende a inserA§A£o da disciplina de Geometria nas sA©ries iniciais do Ensino Fundamental para preparar melhor os alunos nesse aspecto desde a infA¢ncia no intuito de obter melhores resultados destes na adolescAancia.

Referência(s)