Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

LIMITAÇÕES DA PARTICIPAÇÃO E GESTÃO “DEMOCRÁTICA” NA REDE ESTADUAL PAULISTA

2016; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 37; Issue: 137 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302016167343

ISSN

1678-4626

Autores

Lisete Regina Gomes Arelaro, Márcia Aparecida Jacomini, Silvio Ricardo Gomes Carneiro,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

RESUMO: As recentes reivindicações dos estudantes de São Paulo tornam relevante o tema da gestão democrática. Grêmios, Conselhos Escolares, Associação de Pais e Mestres (APM) se mostraram instituições, embora rudimentares na prática, fundamentais para efetivar uma vida democrática nas escolas. Este artigo trata dois aspectos dessa questão: primeiro, faz uma investigação do campo jurídico-político da gestão democrática escolar, desde os primeiros sinais de abertura democrática até o avanço neoliberal. Em seguida, discute as políticas de educação do Estado de São Paulo, desde a primeira “reorganização” de 1995, as quais podem ser identificadas como “choques” de gestão empresarial, de caráter administrativo, financeiro e pedagógico, que interferem e desvalorizam a gestão democrática nas escolas do Estado.

Referência(s)