
Psicomotricidade relacional na educação infantil: relações de pertencimento e reflexões com a educação ambiental Psychomotor relationship in child education: belonging and reflections of relations with the environmental education
2016; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14295/remea.v33i3.5832
ISSN2318-4884
AutoresAndreia da Costa Juliano, Ângela Adriane Schmidt Bersch, Eliane de Lima Piske, Narjara Mendes García, Cláudia da Silva Cousin,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAo integrar um marco teorico rico de aprendizagens teremos a oportunidade de (re)pensar a pratica pedagogica na Educacao Infantil, foco deste ensaio com estrategias metodologicas associadas, a Psicomotricidade Relacional e a Teoria Bioecologica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 2002). O que justifica a finalidade da escrita, ou seja, refletir sobre a importância do sentimento de pertencimento ao lugar no desenvolvimento das criancas que estao e sofrem as acoes dos corpos inquietos num movimento permanente e, que ocupam os varios lugares que estao e transitam. A relacao das criancas e/com o lugar, pode ser uma ferramenta para a Educacao Ambiental com base na formacao e desenvolvimento humano. Tal condicao pode potencializar o sentimento de pertenca ao lugar por meio das sessoes de Psicomotricidade Relacional na Educacao Infantil com um potencial transformador significativo.
Referência(s)