Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Representações Sociais do Nordeste: eu vi um Pernambuco na TV

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/1984-6924.2016v13n1p154

ISSN

1984-6924

Autores

Alfredo Vizeu, Renata Echeverria,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2016v13n1p154Este artigo tem como objetivo central sugerir uma categorização das notícias sobre Pernambuco, Nordeste do Brasil, exibidas no Jornal Nacional da Rede Globo. Buscamos entender como é construída a imagem do Estado no noticiário televisivo de maior audiência do país. Para isso, recorremos a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, bem como as Teorias do Jornalismo, para entender como são produzidas e selecionadas as notícias. Foram analisadas 39 reportagens sobre Pernambuco, exibidas em 2010 e 2011, depois propostas seis categorias de notícias: O factual; Pernambuco como modelo; celebridades; manifestação cultural; desastres e serviço público. A pesquisa realizada aponta no sentido de que as representações sociais de Pernambuco no Jornal Nacional são resultado de uma produção midiática construída nas rotinas e práticas profissionais, e que elas já não são as mesmas, mas que ainda assim, carregadas de referências que nos remetem à nossa região. As representações sociais se apresentam como uma “rede” de ideias, metáforas e imagens, por isso, mais móveis e fluidas que teorias.

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