
Análise dos argumentos que apresentam as 20 metas do Plano Nacional de Educação
2017; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 25; Issue: 94 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362017000100007
ISSN1809-4465
AutoresClaudia Helena Azevedo Alvarenga, Tarso Bonilha Mazzotti,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoResumo Este artigo tem por objetivo analisar os materiais discursivos do Caderno Digital “Conhecendo as 20 metas do PNE”, que apresenta o Plano Nacional de Educação (PNE) sancionado em 2014. Este Plano estabelece legalmente as metas para a próxima década com relação à educação escolar. O Caderno Digital explicita os acordos acerca do que se diz preferível para a escolarização pela sociedade brasileira. Como metodologia utiliza-se a análise retórica pelo viés da Teoria da Argumentação, como proposto pela Nova Retórica, o que permite examinar as técnicas argumentativas e os raciocínios de maior adesão para as ações educativas estabelecidas, ao expor os valores afirmados e onde se sustentam neste contexto. Os discursos recorrem às figuras de amplificação e a outros raciocínios que instituem os argumentos usuais e familiares entre orador e auditório neste documento. A crença na possibilidade de modificar valores em conjunção à representação de percurso escolar determinado e determinável constituem as premissas para o desenvolvimento dos argumentos que justificam as metas do PNE.
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