Apontamento sobre um fragmento de tábua de casco de navio dotado do sistema de fixação por encaixe-mecha-respiga, típico da antiguidade mediterrânica, descoberto em 2002 no estuário do rio Arade
2005; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
0874-2782
Autores Tópico(s)Global Maritime and Colonial Histories
ResumoEnglishIn 2002 a small wooden plank with the mortise-and-tenon assembling system, typical of ancient Mediterranean shipbuilding was recovered in the Arade estuary, near the Fort S. Joao (Ferragudo, Lagoa). The artefact was found slightly buried, isolated and out of archaeological context. It came probably from the dismantling of one of the several shipwrecks located and destroyed by the last thirty years of dredging operations, which also lead to the dispersion in the river bottom of an impressive amount of significant artefacts of all periods. This little piece of plank was the first ship hull element dating from Antiquity that was found in Portuguese waters. Curiously, a dugout found in Lima River the following year and dated from the 3rd/2nd century BC shows a restoring plank in the portside tack also assembled by the mortise-and-tenon system. portuguesEm 2002 foi descoberto no estuario do rio Arade, nas proximidades do Forte de S. Joao (Ferragudo, Lagoa), um pequeno fragmento de tabua, muito erodido, que apresenta tres encaixes rectangulares espacados e entalhados na sua espessura, preenchidos por linguetas de madeira travadas por cavilhas ligeiramente troncoconicas, igualmente de madeira, que atravessam a peca de lado a lado, que configuram o sistema de uniao por encaixe-mecha-respiga, tipico da construcao naval da antiguidade mediterrânica. A peca foi encontrada ligeiramente enterrada no sedimento, isolada e fora de qualquer contexto arqueologico e provem certamente do desmantelamento de um dos varios navios descobertos e destruidos pelas dragagens que ha mais de trinta anos tem vindo igualmente a dispersar no leito do rio imensos e importantes vestigios de todas as epocas. A singela peca em questao foi o primeiro elemento de casco de um navio da Antiguidade descoberto em aguas portuguesas. Curiosamente, no ano seguinte foi descoberta uma piroga no rio Lima, datada dos seculos III/II a.C., cuja amura de bombordo estava regularizada por uma tabua de enchimento com a mesma espessura, e ai fixada em tres pontos por um sistema identico de encaixe-mecha-respiga.
Referência(s)