SPAECE: Uma história em sintonia com avaliação educacional do Governo Federal
2016; Volume: 31; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5020/23180714.2016.31.2.525-547
ISSN2318-0714
AutoresAntônio Germano Magalhães, Maria Adalgiza de Farias,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste texto trata da constituição histórica do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica no Ceará - SPAECE – focando sua relação com o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB do final da década de 1970 até a atualidade. O objetivo é compreender como a avaliação educacional está configurada no cenário brasileiro e como ela veio se modificando e consolidando ao longo do tempo no Ceará. O referencial metodológico está fundamentado em técnicas da pesquisa documental, partindo de fontes primárias como: relatórios da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC; Relatórios do INEP sobre o SAEB, dentre outros. Constatou-se que o SPAECE se desenvolveu e se consolidou a partir de parcerias entre a SEDUC e instituições de Ensino Superior em sintonia com a experiência nacional do SAEB. Verificou-se que o SPAECE, sendo um modelo de avaliação externa em larga escala, tem a perspectiva de accountability como uma marca de sua constituição e, mais recentemente, a partir do ano de 2012 passa a adequar o ENEM às suas demandas, indicando as preocupações do governo com a inserção dos alunos no Ensino Superior.
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