Artigo Acesso aberto

APLICAÇÃO DO JOGO DE DOMINÓ NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL I: ELUCIDANDO OS NUMEROS NO COTIDIANO DO ALUNO

2017; UNIVERSIDADE DO VALE DA PARAÍBA; Volume: 22; Issue: 40 Linguagem: Português

10.18066/revistaunivap.v22i40.891

ISSN

2237-1753

Autores

Maria Inês Silva Araújo, Solange Mello Ribeiro, Beatriz Maria Souza, Iuri Rojahn da Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A matemática acompanha a evolução da humanidade, projetando as necessidades para um futuro melhor, as formas de ensino muitas vezes não transmitem essa realidade. Para aproximar o aluno ao conhecimento matemático este projeto apresenta de forma lúdica as diversas utilidades dos números fazendo uso do jogo de dominó em peças de Ethil Vinil Acetat (EVA). Possibilitou o desenvolvimento de atividades associadas ao cotidiano dos alunos, onde os temas abordados expressam a fixação do conceito de par ou impar, contribuindo para abstração do significado único e pessoal do conceito numérico. Proporcionando meios para convivência harmoniosa entre docente e discente, na observância das regras constroem-se noções de ética e cidadania trabalhando a linguagem oral transcrita para a linguagem matemática. O trabalho envolveu as operações de adição e subtração, possibilitando a construção de conhecimento matemático.

Referência(s)
Altmetric
PlumX