
INFLUÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA NA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE ACORDO COM O NÍVEL DE AUTOEFICÁCIA DO DISCENTE
2016; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português
10.4270/ruc.2016448-67
ISSN1809-3337
AutoresHugo Dias Amaro, Elder Semprebon, Edson Adir Baron, Angelo Felipe Dezevecki,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO estudo objetiva verificar a influencia da procrastinacao academica na autoavaliacao de desempenho de acordo com os niveis de percepcao de autoeficacia dos discentes. Para atender os objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa quantitativa de levantamento com alunos ligados a area de Ciencias Sociais Aplicadas, especificamente nos Cursos de Ciencias Contabeis, Administracao, Ciencias Economicas, Marketing e Turismo. A analise dos dados se deu por meio de estatistica descritiva, testes multivariados e modelagem de equacoes estruturais. Os resultados revelam que a procrastinacao academica exerce influencia negativa na autoavaliacao de desempenho discente, corroborando a primeira hipotese do estudo. Para a segunda hipotese, utilizou-se como variavel moderadora a percepcao dos discentes sobre sua autoeficacia. Os resultados revelam que a influencia da procrastinacao na autoavaliacao de desempenho discente e estatisticamente significativa apenas no grupo de estudantes com baixa autoeficacia, confirmando a segunda hipotese do estudo. Os achados desta pesquisa contribuem significativamente para o avanco dos estudos sobre procrastinacao ao elucidar o impacto deste fenomeno na propria percepcao de desempenho do estudante, bem como o papel moderador da autoeficacia nesta relacao.
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