
Conhecimento e Redes de Empresas: Um estudo sobre o Mapa de Redes da Indústria Fonográfica Brasileira
2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.24212/2179-3565.2016v7i3p42-54
ISSN2179-3565
AutoresLuiz Felipe Quel, Taise Carvalheiro Morais, Marco Antônio Fonseca,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo demonstra que a conexão existente entre a indústria fonográfica brasileira e o seu ambiente externo pode ser caracterizada como uma rede de empresas capaz de promover maior competitividade por intermédio da viabilização da expansão e difusão do conhecimento dos diversos agentes de produção desta rede. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e é con-duzida por meio de levantamento bibliográfico com análise qualitativa. Concluiu-se que o in-tercâmbio de atividades entre atores do ramo fonográfico, ocorre em forma de rede e pode ser representado num mapa de rede, onde são compartilhadas atividades de vendas, compras, marketing, design de produtos e ferramentas administrativas, sendo que o modelo de rede denominado Teia de Aranha é o que melhor se ajusta ao segmento da indústria fonográfica no Brasil.
Referência(s)