Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Os kamikazes e o ensino de história no mangá “zero eterno”

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 7; Issue: 21 Linguagem: Português

10.26514/inter.v7i21.1346

ISSN

2177-7691

Autores

Mônica Rodrigues Suminami, Tânia Regina Zimmermann, Márcia Maria de Medeiros,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

A pesquisa analisa os cinco volumes do Manga Zero Eterno, cujo tema central são os pilotos kamikazes. O conjunto desses mangás desperta a curiosidade sobre o tema no ensino de história contemporânea, sobretudo daqueles que se interessam pelo evento da Segunda Guerra Mundial, pelo peculiar esquadrão suicida japonês e por algumas batalhas entre os japoneses e norte-americanos no Pacífico. A pesquisa, através de uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico do século XX, procura novos olhares sobre a atuação dos kamikazes representada nesses mangás. Estas histórias em quadrinhos objetivam inserir novas tendências do ensino e pesquisa, ou seja, outras possibilidades de se narrar e resgatar uma história tão distante e também esquecida. Desta forma, procurou-se demonstrar que o mangá, tido como uma história em quadrinhos, pode ser utilizado como mecanismo de assimilação de conhecimentos formulados pelo professor para o alunado, com base numa metodologia que facilita a difusão de conhecimentos, pois inova na prática do ensino de História. Assim sendo, atrelando os eventos históricos ocorridos com a facilidade didática na difusão do ensino, verificou-se que tais fatos que passaram a ser vividos pelos ex-combatentes sobreviventes, adquiriram outros contornos, olhares e causas pelas quais se lutou.

Referência(s)