
Os kamikazes e o ensino de história no mangá “zero eterno”
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 7; Issue: 21 Linguagem: Português
10.26514/inter.v7i21.1346
ISSN2177-7691
AutoresMônica Rodrigues Suminami, Tânia Regina Zimmermann, Márcia Maria de Medeiros,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoA pesquisa analisa os cinco volumes do Manga Zero Eterno, cujo tema central são os pilotos kamikazes. O conjunto desses mangás desperta a curiosidade sobre o tema no ensino de história contemporânea, sobretudo daqueles que se interessam pelo evento da Segunda Guerra Mundial, pelo peculiar esquadrão suicida japonês e por algumas batalhas entre os japoneses e norte-americanos no Pacífico. A pesquisa, através de uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico do século XX, procura novos olhares sobre a atuação dos kamikazes representada nesses mangás. Estas histórias em quadrinhos objetivam inserir novas tendências do ensino e pesquisa, ou seja, outras possibilidades de se narrar e resgatar uma história tão distante e também esquecida. Desta forma, procurou-se demonstrar que o mangá, tido como uma história em quadrinhos, pode ser utilizado como mecanismo de assimilação de conhecimentos formulados pelo professor para o alunado, com base numa metodologia que facilita a difusão de conhecimentos, pois inova na prática do ensino de História. Assim sendo, atrelando os eventos históricos ocorridos com a facilidade didática na difusão do ensino, verificou-se que tais fatos que passaram a ser vividos pelos ex-combatentes sobreviventes, adquiriram outros contornos, olhares e causas pelas quais se lutou.
Referência(s)