
Reputação do diretor-executivo e desempenho nas companhias abertas da América Latina
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 36; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/enfoque.v36i1.31458
ISSN1984-882X
AutoresMárcia Martins Mendes De Luca, Alan Diógenes Góis, Tatiana Aquino Almeida, Patrícia Augusto Monteiro Lima, Renam Magalhães da Silva,
Tópico(s)Corporate Finance and Governance
ResumoUm dos mecanismos de controle utilizados pelos acionistas tem como base o perfil dos gestores, considerando que a reputação de um gestor tende a reduzir os incentivos para um comportamento oportunístico e os custos associados à racionalidade limitada. Assim, com base na Teoria da Economia dos Custos de Transação e na Teoria da Agência, a reputação do gestor, além de reduzir tais custos, está relacionada à reputação da empresa, o que, por sua vez, pode influenciar o seu desempenho. O estudo tem por objetivo investigar a influência da reputação do diretor-executivo no desempenho empresarial em companhias abertas. A pesquisa reúne uma amostra de 46 empresas latino-americanas listadas na bolsa de valores de Nova Iorque, em 31/12/2013, e utiliza-se da análise descritiva e dos testes de Diferença entre Médias, Correlação de Pearson e Regressão Linear Múltipla. Dentre os resultados encontrados, verificou-se que os diretores-executivos (gestores) com visibilidade na mídia possuem maior reputação e que as empresas brasileiras possuem diretores-executivos com maior reputação, comparando-se-as com aquelas dos demais países analisados. Os resultados apontaram ainda, que a reputação do diretorexecutivo influencia, positiva e significativamente, o desempenho empresarial. Destarte, ao se considerar o impacto verificado no desempenho das empresas da amostra, pode-se confirmar que é relevante a escolha do diretor-executivo com boa reputação pelas empresas.
Referência(s)