
RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE INTANGIBILIDADE DOS ATIVOS E O VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS
2016; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 10; Issue: 28 Linguagem: Português
10.11606/rco.v10i28.119480
ISSN1982-6486
AutoresFranciele Medrado, Gilson Cella, João Vicente Pereira, José Alves Dantas,
Tópico(s)Intellectual Capital and Performance Analysis
ResumoEste estudo tem por objetivo avaliar se, no âmbito do mercado de capitais brasileiro, há associação entre o nível de intangibilidade dos ativos e a valor de mercado das ações das empresas. O pressuposto é que modelos de negócio baseados significativamente em conhecimento e tecnologias devem promover vantagens competitivas, o que deve se refletir no valor de mercado das empresas. Para a realização dos testes empíricos foram consideradas as informações trimestrais, de 2008 a 2014, das empresas que compõem o índice IBrX 100 da BM&FBovespa. Os resultados da estimação de modelos de regressão de dados em painel com efeitos fixos seccionais e duplo efeitos fixos confirmaram a associação positiva e estatisticamente relevante entre o nível de intangibilidade dos ativos e o grau de valorização das ações, representado pela relação market-to-book. Isso demonstra que maiores investimentos em ativos intangíveis proporcionam uma valorização do preço de mercado da empresa.
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