Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning): um método ativo para o Ensino de Física

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 33; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2016v33n3p962

ISSN

2175-7941

Autores

Tobias Espinosa de Oliveira, Ives Solano Araújo, Eliane Ângela Veit,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2016v33n3p962 O método tradicional de ensino, caracterizado basicamente por aulas expositivas centradas no professor e pela resolução de longas listas de exercícios como atividade de fixação dos conteúdos, é ainda presente em grande parte das aulas de Física em nível médio e superior, apesar de sua baixa eficiência. O uso de tal método é um dos fatores que pode contribuir para agravar os altos índices de reprovação, abandono e desmotivação do aluno, o que denota a importância de repensarmos sua prática. Diversos métodos ativos de ensino têm mostrado resultados positivos, principalmente, no que diz respeito à aprendizagem de conteúdos e a construção de habilidades, contudo ainda mostram-se pouco conhecidos pelos professores de Física brasileiros. O propósito deste artigo é apresentar um destes métodos, o Team-Based Learning (TBL), ou Aprendizagem Baseada em Equipes, que vem sendo empregado com sucesso em cursos da área de Ciências da Saúde e Administração em universidades norte americanas, mas ainda pouco difundido no ensino de Ciências Naturais. O TBL busca melhorar os resultados de aprendizagem e desenvolver habilidades de trabalho colaborativo através de atividades de preparação prévia, resolução de problemas (individualmente e em pequenos grupos), entre outras estratégias. No presente artigo, descrevemos em detalhe o método e apresentamos os principais resultados da escassa literatura de seu emprego no ensino de Física.

Referência(s)