Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A gestão escolar democrática na formação inicial do professor: elementos teóricos para pensar a formação política do professor da educação básica

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português

10.25053/edufor.v1i3.1643

ISSN

2448-3583

Autores

Vanessa Souza Pereira, Neusa Chaves Batista,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O artigo busca articular concepções teóricas sobre a gestão democrática da educação no Brasil, sua prática no contexto da escola e o histórico de colonização e patrimonialismo na gestão pública brasileira, propondo uma reflexão sobre a formação de professores. Realizou-se um levantamento inicial em pesquisas a respeito do tema gestão democrática da escola. Nos estudos encontrados, foram observadas convergências e divergências nas percepções dos autores sobre os fatores que dificultam a prática da gestão democrática na escola, além da escassez de perspectivas que apontassem para o tema da participação na gestão na formação de professores em cursos de licenciatura.

Referência(s)