
Desempenho motor e sua relação com o bullying escolar em crianças em contexto de alta vulnerabilidade social
2016; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 24; Issue: 4 Linguagem: Português
10.18511/0103-1716
ISSN2237-9002
AutoresMarcela Almeida Zequinão, Pâmella de Medeiros, Priscilla Geraldine Wittkopf, Beatriz Pereira Oliveira, Fernando Luiz Cardoso,
Tópico(s)Bullying, Victimization, and Aggression
ResumoO sucesso nas atividades fisicas e o envolvimento em esportes em idade escolar, sao responsaveis pelo aumento da popularidade. No entanto, o contrario tambem e verdadeiro, sendo que criancas com menores niveis habilidades motoras tendem a ter menos amigos, sao rejeitadas pelos pares, sao menos convidadas para brincar e participar de jogos, alem de serem mais propensas a sofrerem de depressao e serem intimidados na escola Com isso, o objetivo deste estudo foi verificar se ha relacao entre o desempenho motor e os papeis de participacao no bullying escolar de criancas em situacao de alta vulnerabilidade social da grande Florianopolis - SC. Participaram 126 criancas, com idades entre 8 e 10 anos (X=9,38, SD=, sendo 57 meninos e 69 meninas. Para avaliar o desempenho motor, utilizou-se o Test of Gross Dvelopment - TGMD-2. Para descrever os papeis no bullying escolar segundo a auto percepcao dos participantes, utilizou-se o Questionario de Olweus, ja para a percepcao dos colegas, utilizou-se a Escala Socio Metrica. Nao foi encontrada relacao entre o desempenho motor e o envolvimento no bullying escolar, tanto nos papeis assumidos pela auto percepcao dos participantes, quanto pela indicacao dos colegas. Acredita-se que o baixo desempenho motor por parte da maioria dos participantes deste estudo fez com que os alunos nao se diferenciassem entre os papeis de participacao no bullying, tornando-se um grupo homogeneo no que tange a variavel desempenho motor. Diante disso, sugere-se que novos estudos sejam conduzidos para verificar se os fatores de risco presentes em comunidades de alta vulnerabilidade social podem contribuir, de fato, para um pior desempenho motor, tornando-as ainda mais importantes para a compreensao do bullying escolar.
Referência(s)