
O processo de periferização do ensino primário paulista: o caso do 8º grupo escolar de campinas
2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 14; Issue: 57 Linguagem: Português
10.20396/rho.v14i57.8640413
ISSN1676-2584
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO debate travado no interior deste texto tem como ponto de partida a minha tese de doutoramento defendida pela Faculdade de Educação – Unicamp, que cumpriu com propósito de elucidar a história da periferização dos primeiros grupos escolares inaugurados em Campinas –SP nos primórdios da República. Refiro-me neste caso a história das primeiras escolas primárias seriadas que passaram a funcionavam nos bairros operários da Vila Industrial, Bonfim e Fundão – atual bairro da Ponte Preta. O objetivo aqui, entretanto, é o de apresentar a história de implantação e funcionamento do 8º grupo escolar de Campinas denominado – Grupo Escolar Don João Nery considerado aqui como objeto da mais pura expressão da história da periferização dos grupos escolares em Campinas durante a primeira República
Referência(s)