
PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE USOS DOS RECURSOS AQUÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM OS RESÍDUOS SÓLIDOS NO RIO ANIL: ESTUDO DE CASO PARA SUBSIDIAR AÇÕES EDUCATIVAS EM SÃO LUÍS - MA
2016; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18817/pef.v21i2.1217
ISSN2176-0136
AutoresCássia Fernanda Chagas Ferreira, Gleison Andrade Campos, Jonatas da Silva Castro, Marcelo Henrique Lopes Silva, Rayssa de Lima Cardoso, Ticianne de Sousa de Oliveira Mota Andrade, Verônica Maria de Oliveira, Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA bacia hidrografica do Rio Anil tem sido fortemente influenciada pelo modelo urbano de desenvolvimento rapido e desordenado. No presente trabalho objetivou-se descrever a percepcao de moradores do entorno da bacia do Rio Anil sobre os usos dos recursos aquaticos e sua relacao com os residuos solidos, subsidiando acoes educativas para a regiao. Utilizou-se uma abordagem qualitativa para se conhecer aspectos socio-demograficos, usos dos recursos aquaticos, problemas relacionados aos residuos solidos, “estado” de conservacao do ambiente e iniciativas de gestao. Resultados indicaram que a maioria dos entrevistados reconhece beneficios do Rio Anil, 46% afirmam que exploram os recursos pesqueiros, 18% o utilizam para o lazer e 6% para o abastecimento domestico. Todavia, ainda existe um percentual de pessoas (27%) que acredita que o rio nao gera nenhum beneficio. A maioria classificou o Rio Anil como poluido e com uma grande quantidade de residuos depositados inadequadamente, prejudicando toda a populacao. Apesar da poluicao por residuos solidos, ainda existe uma forte atividade pesqueira e de recreacao nesse ambiente. O aspecto dos usos ainda existentes nesse ecossistema aquatico e importante argumento para acoes de recuperacao, conservacao e Educacao Ambiental para as comunidades locais, em parceria com os Comites de Bacias Hidrograficas do Brasil. Todavia, acoes educativas mais amplas para a conservacao dos recursos aquaticos sao necessarias para toda a cidade de Sao Luis e devem incluir outros argumentos (alem dos argumentos de utilidade dos recursos) para a conservacao do Rio Anil, especialmente, razoes eticas e “valor de existencia”. Palavras-chave: Educacao Ambiental. Residuos solidos. Percepcao ambiental. Bacia Hidrografica. ABSTRACT ENVIRONMENTAL PERCEPTION ON AQUATIC RESOURCES USES AND ITS RELATIONSHIP WITH SOLID WASTE IN THE ANIL RIVER: CASE STUDY TO SUBSIDY EDUCATIONAL ACTIONS IN SAO LUIS-MA The basin of the Anil River was strongly influenced by urban model of rapid and unplanned development. In this study we aim to describe the perception of surrounding residents of the Anil River basin on the uses of aquatic resources and their relation to solid waste, supporting educational activities for the region. We used a qualitative approach in order to know sociodemographic aspects, water resources uses, problems related to solid waste, state of environmental conservation and management initiatives. Results indicated that a majority of respondents recognize the benefits of Anil River, where 46% say that explores the fishing resources, 18% used for leisure and 6% for domestic provision. However, there are still a percentage of people (27%) who believe that the river does not generate any benefit. Most respondents ranked the Anil River as polluted and with a lot of improperly deposited waste, damaging the whole population. Despite the pollution by solid waste, there is a strong fishing and recreational activity in this environment. This aspect of the remaining uses in this aquatic environment is important argument for recovery actions, conservation and environmental education for local communities, in partnership with the Basin Rivers Commissions (Comites de Bacias Hidrograficas do Brasil). However, broader educational actions for the conservation of aquatic resources are required for the entire city of Sao Luis and must include other arguments (in addition to the resources utility arguments) for the conservation of Anil River, especially ethical reasons and existence value. Keywords: Environmental Education. Solid waste. Environmental perception. Basin Rivers.
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