Artigo Acesso aberto Revisado por pares

EL FÚTBOL DE BARRIO COMO PROCESO EDUCATIVO NO FORMAL: UN ESTUDIO DE CASOS EN LA CIUDAD DE VALDIVIA, CHILE

2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.59835

ISSN

1982-8918

Autores

Katherine Daniela Benilde Peña Ojeda, Nicolás Ricardo Mujica Hernández, Sergio Toro Arévalo,

Tópico(s)

Sports and Physical Education Studies

Resumo

O propósito desta pesquisa foi compreender os processos de convivência de uma equipe de jogadores de futebol de bairro, o “Club de Fútbol Palestino Los Jazmines”, da cidade de Valdívia, no sul do Chile. Os investigadores realizaram uma intervenção na qualidade de professores das séries míni e infantil, na qual destacaram três jogadores como informantes-chave do estudo. Em uma primeira instância, se realizou uma revisão bibliográfica do tema, logo a partir de um desenho metodológico qualitativo baseado no paradigma sociocrítico, analisaram e interpretaram os dados registrados em diário de campo e nas entrevistas semiestruturadas aplicadas aos informantes-chave, seus pais e a presidenta do clube. Os resultados do estudo contribuíram para a caracterização das dinâmicas de relação social, assim como para a implementação e avaliação de uma proposta educativa não formal destinada a fortalecer a convivência da equipe.

Referência(s)