EL FÚTBOL DE BARRIO COMO PROCESO EDUCATIVO NO FORMAL: UN ESTUDIO DE CASOS EN LA CIUDAD DE VALDIVIA, CHILE
2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.59835
ISSN1982-8918
AutoresKatherine Daniela Benilde Peña Ojeda, Nicolás Ricardo Mujica Hernández, Sergio Toro Arévalo,
Tópico(s)Sports and Physical Education Studies
ResumoO propósito desta pesquisa foi compreender os processos de convivência de uma equipe de jogadores de futebol de bairro, o “Club de Fútbol Palestino Los Jazmines”, da cidade de Valdívia, no sul do Chile. Os investigadores realizaram uma intervenção na qualidade de professores das séries míni e infantil, na qual destacaram três jogadores como informantes-chave do estudo. Em uma primeira instância, se realizou uma revisão bibliográfica do tema, logo a partir de um desenho metodológico qualitativo baseado no paradigma sociocrítico, analisaram e interpretaram os dados registrados em diário de campo e nas entrevistas semiestruturadas aplicadas aos informantes-chave, seus pais e a presidenta do clube. Os resultados do estudo contribuíram para a caracterização das dinâmicas de relação social, assim como para a implementação e avaliação de uma proposta educativa não formal destinada a fortalecer a convivência da equipe.
Referência(s)