
Regulação e controle na pós-graduação: do produtivismo acadêmico à noção de excelência com pertinência territorial
2017; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18226/21784612.v22.n1.04
ISSN2178-4612
AutoresAna María Machado, María Selma Grosch, Vanice Dos Santos,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoResumo: Focamos neste trabalho algumas das tensoes vivenciadas por professores pesquisadores vinculados ao sistema de Pos-graduacao (PG) brasileiro, no contexto das transformacoes recentes da universidade. Os protagonistas da PG buscam alternativas eticas para o que consideram descaminhos na producao de conhecimentos no contexto cientifico. O trabalho decorre dos resultados de um conjunto de pesquisas sobre temas associados a producao em nivel stricto sensu , desenvolvidas na ultima decada por diversos pesquisadores em grupos ou projetos de investigacao (a maioria deles financiados). Os resultados vem mostrando cada vez maior interferencia de organismos nacionais de regulacao, controle e avaliacao do sistema de PG no funcionamento da universidade, ferindo a sua autonomia. Em consequencia, os professores pesquisadores que atuam na PG veem-se compelidos a obedecer a dois ‘patroes’, ou ‘senhorios’, cujas exigencias sao distintas e nao raro antagonicas. Diante dos frequentes conflitos entre as exigencias, prevalece a subserviencia ao orgao externo, ja que as proprias IES estao sob avaliacao destes orgaos. Neste contexto, emerge o debate sobre a excelencia da producao academico-cientifica, trazendo-se a tona os limites da producao/produtivismo. Como contribuicao trazemos a nocao de pertinencia territorial para pensar outra possivel modalidade de excelencia. Por fim, enriquecemos a discussao da problematica, a partir da perspectiva do pensamento decolonial , que envolve a critica ao eurocentrismo vigente em nossa academia e propoe o ‘penso onde sou’ (MIGNOLO, 2010) como caminho para que a producao cientifica encontre alternativas, conectadas com as realidades e necessidades dos territorios em que estao instaladas as universidades e seus programas de PG.
Referência(s)