Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

BULLYING E A NEGAÇÃO DA CONVIVÊNCIA ÉTICA: QUANDO A VIOLÊNCIA É UM VALOR

2017; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17060/ijodaep.2014.n1.v7.802

ISSN

2603-5987

Autores

Luciene Regina Paulino Tognetta, Telma Pileggi Vinha, José Ma Avilés Martínez,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Abstract.Current studies on bullying indicate the moral nature of this particular form of violence. Different researchs indicate that the problem related to the formation of ethical personalities and thus indicate how schools, propitious local to the greatest manifestation of such acts, need to know the moral development of its students to propose interventions that allow the construction of values by moral subjects involved in these situations. So, the objective of this article, starting with hypothetical situations created from reports of students, is to understand the dynamics of these relationships for discussion of the phenomenon in question and propose more qualitative interventions to overcome the problem.Keywords: bullying, moral values, ethical personalities.Resumo.Estudos atuais sobre o bullying indicam a natureza moral desta forma de violência particular. Diferentes pesquisas apontam para o problema relacionado à formação de personalidades éticas e assim indicam o quanto as escolas, locais propícios embora não únicos para a maior manifestação de tais atos, necessitam conhecer o desenvolvimento moral de seus alunos para propor intervenções que permitam a construção de valores morais pelos sujeitos envolvidos nessas situações. Assim, tem-se como objetivo neste artigo, partindo de situações hipotéticas criadas a partir de relatos de alunos, compreender a dinâmica dessas relações para discussão do fenômeno em questão e a proposta de intervenções mais qualitativas para a superação do problema.Palavra-chave: bullying; valores morais; pesonalidades éticas.

Referência(s)