Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A organização do trabalho didático na disciplina história no Ginásio Frei Rogério (1943-1961)

2012; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 10; Issue: 37e Linguagem: Português

10.20396/rho.v10i37e.8639789

ISSN

1676-2584

Autores

Isabela Toscan Mitterer, Sandino Hoff,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O objeto desta pesquisa foi a organização do trabalho didático na disciplina História noGinásio Frei Rogério, no período de 1943 a 1961. Os componentes investigativosfundaram-se na categoria de Organização do Trabalho Didático envolvendo três aspectos:a relação educativa, a mediação dos recursos didáticos e o espaço físico. Verificar como seorganizou historicamente o trabalho didático na disciplina História no Ginásio FreiRogério foi o objetivo estabelecido. Alcançá-lo implicou pesquisa bibliográfica edocumental. Partimos do pressuposto de que há uma conexão íntima entre o trabalhodidático e a forma de ser de uma instituição escolar. A análise ao permitir o entendimentodas práticas escolares, que seguia as instruções impostas pelo Ministério da Educação,permitiu-nos entender a organização do trabalho didático no âmbito do Frei Rogério. AHistória, cuja função é formar cidadãos conformados à ordem dominante, também no FreiRogério foi organizada de forma a cumprir essa função. O aspecto singular é dado pelavertente religiosa: formar o cidadão não apenas “virtuoso”, mas também “bom cristão”.Igreja e Estado caminhavam juntos defendendo os mesmos interesses.

Referência(s)
Altmetric
PlumX