
Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde
2017; Persona Institute of Higher Education; Volume: 10; Issue: 33 Linguagem: Português
10.14295/idonline.v10i33.659
ISSN1981-1179
AutoresMaria Nizete Tavares Alves, Miguel Marx, Martha Maria Macêdo Bezerra, José Marcondes Macêdo Landim,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoA educação superior em saúde vem atravessando profundas mudanças, como forma de acompanhar as novas correntes de pensamento, sobre a formação do profissional e dos docentes. As novas tendências pedagógicas tendem para a necessidade de formar profissionais mais críticos, inteirados da realidade e, capazes de transformar seu meio social, numa realidade com mais qualidade de vida. Este manuscrito discute as metodologias didáticas ativas, mais especificamente a problematização, como possibilidade para melhorar a realidade social à partir de ações reais no contexto social dos estudantes, futuros profissionais. Trata-se de uma ferramenta que parece possibilitar uma maior consciência coletiva, necessária a um repensar de suas próprias práticas profissionais e valores sociais.
Referência(s)