
Uso de sistema de transmissão sem fio e desempenho de estudantes com deficiência auditiva na perspectiva de professores
2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 28; Issue: 4 Linguagem: Português
ISSN
2176-2724
AutoresGiovana Targino Esturaro, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes, Tatiana Medeiros Deperon, Maria Angelina Nardi de Souza Martinez, Beatriz de Castro Andrade Mendes,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoObjetivo: analisar a consistencia de uso de sistema de transmissao sem fio ou de Frequencia Modulada (FM) de alunos com deficiencia auditiva relacionando-a a caracteristicas demograficas e audiologicas e a percepcao dos professores em relacao ao desempenho dos alunos em sala de aula. Metodo: Participaram do estudo 69 criancas e adolescentes entre cinco e 17 anos que receberam o sistema FM em um servico de saude auditiva no ano de 2015 e seus professores foram convidados a responder a um questionario de classificacao do professor e o Instrumento de Identificacao do Risco Educacional em Estudantes do Ensino Fundamental e Medio (SIFTER). Resultados: Foram analisadas 36 (92%) respostas dos professores em comparacao aos dados de consistencia de uso do FM, 13 sujeitos (37%) fizeram uso consistente, sendo que nao houve diferenca significativa entre os grupos quando comparados genero, classe economica, escolaridade da mae, perda auditiva, escola regular/especial, tipo de escola e escolaridade da crianca. A partir da analise das respostas dos professores, foi possivel concluir que: 42% dos professores sabem as caracteristicas da perda de audicao do estudante. Nao houve diferenca significativa entre consistencia de uso e desempenho escolar quando consideradas as tres categorias da escala utilizada (aprovado, limite e fracasso), conforme as respostas dos professores na escala SIFTER. Conclusao: Sao necessarias acoes na area da saude e educacao para que se tenha sucesso no uso do Sistema FM na escola, sendo que e essencial a participacao da escola, do servico de saude e dos pais para a adesao ao tratamento.
Referência(s)