Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Uso de sistema de transmissão sem fio e desempenho de estudantes com deficiência auditiva na perspectiva de professores

2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 28; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

2176-2724

Autores

Giovana Targino Esturaro, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby Novaes, Tatiana Medeiros Deperon, Maria Angelina Nardi de Souza Martinez, Beatriz de Castro Andrade Mendes,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Objetivo: analisar a consistencia de uso de sistema de transmissao sem fio ou de Frequencia Modulada (FM) de alunos com deficiencia auditiva relacionando-a a caracteristicas demograficas e audiologicas e a percepcao dos professores em relacao ao desempenho dos alunos em sala de aula. Metodo: Participaram do estudo 69 criancas e adolescentes entre cinco e 17 anos que receberam o sistema FM em um servico de saude auditiva no ano de 2015 e seus professores foram convidados a responder a um questionario de classificacao do professor e o Instrumento de Identificacao do Risco Educacional em Estudantes do Ensino Fundamental e Medio (SIFTER). Resultados: Foram analisadas 36 (92%) respostas dos professores em comparacao aos dados de consistencia de uso do FM, 13 sujeitos (37%) fizeram uso consistente, sendo que nao houve diferenca significativa entre os grupos quando comparados genero, classe economica, escolaridade da mae, perda auditiva, escola regular/especial, tipo de escola e escolaridade da crianca. A partir da analise das respostas dos professores, foi possivel concluir que: 42% dos professores sabem as caracteristicas da perda de audicao do estudante. Nao houve diferenca significativa entre consistencia de uso e desempenho escolar quando consideradas as tres categorias da escala utilizada (aprovado, limite e fracasso), conforme as respostas dos professores na escala SIFTER. Conclusao: Sao necessarias acoes na area da saude e educacao para que se tenha sucesso no uso do Sistema FM na escola, sendo que e essencial a participacao da escola, do servico de saude e dos pais para a adesao ao tratamento.

Referência(s)