Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

National Textbook Program and the private education systems: Somos Educação performance

2016; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 6; Linguagem: Português

10.17648/fineduca-2236-5907-v6-67673

ISSN

2236-5907

Autores

Luciana Sardenha Galzerano,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Objetiva-se apresentar a atuação de grandes grupos empresariais em duas políticas nacionais referentes ao fornecimento de material didático: Programa Nacional do Livro Didático e adoção de Sistemas Privados de Ensino, no período 2010-2015. Para tanto, apresentar-se-á o caso da Somos Educação, considerada a maior empresa brasileira atuante na educação básica do país. As informações foram coletadas nos sítios eletrônicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, da Somos Educação e da mídia de abrangência nacional. Nota-se uma tendência de privatização que expressa movimento global pelo qual o campo dos direitos sociais, garantidos por meio de políticas públicas, e em especial a educação básica, tem se convertido em campo de negócios.

Referência(s)