Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Horto medicinal: relógio do corpo humano

2017; INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA; Linguagem: Português

10.35700/ca.2017.ano4n7.p73-77.2236

ISSN

2359-0599

Autores

Débora Kélli Freitas de Melo, Fernanda Kunz Griebeler, Gabriela Lino Kleinubing, Cleusa Inês Ziesmann,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente trabalho e fruto do componente curricular de Estagio Curricular Supervisionado II – Educacao nao Formal do curso de Fisica – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul. O projeto realizado tem como tema: “Horto Medicinal: Relogio do Corpo Humano”. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel, localizada na comunidade de Igrejinha, no interior do Municipio de Rolador/RS que atende alunos da Educacao Infantil ao 9o ano do Ensino Fundamental. As atividades sobre o horto medicinal ja havia sido indicado pela escola em parceria com a EMATER do municipio de Rolador, porem a atividade especifica como a escrita do projeto e a construcao do horto medicinal, na pratica, somente iniciaram efetivamente com a proposta do estagio nesse componente, porem com algumas modificacoes que permitiram sanar as necessidades da escola em questao e da comunidade local. Todas as atividades foram realizadas com parceria da escola (professores, alunos e direcao), da EMATER do municipio de Rolador e da Secretaria de Obras do municipio de Rolador. O objetivo deste projeto era que os alunos entendessem a importância de um horto medicinal na escola e o uso de chas para melhorar a saude, deixando de usar remedios quimicamente produzidos, auxiliando na formacao destes e da comunidade escolar em relacao a educacao ambiental e alimentar, e tambem que eles facam mais uso da pratica da reciclagem, como o reaproveitando de garrafas pet, percebendo ainda, a importância do trabalho coletivo. Este projeto possibilitou o desenvolvimento de diversas atividades interdisciplinares, unindo a teoria e a pratica de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem e estreitando dessa forma, as relacoes atraves da promocao do trabalho coletivo. Foram juntadas 451 garrafas pet, lavadas e preenchidas com agua, colocadas nas valas que mediram 15 centimetros de profundidade para que metades das garrafas ficassem para fora. Os encontros com os alunos, professores da escola e das academicas do estagio aconteceram semanalmente para a construcao do horto e plantio das ervas medicinais. A criacao do projeto surgiu de forma a resgatar culturas do passado e principalmente contribuir a comunidade escolar para o consumo de ervas medicinal, tendo em vista o conhecimento das plantas e a ingestao correta de cada medicamento. Acreditamos que a realizacao deste projeto trouxe-nos uma experiencia gratificante, pois tivemos que buscar qual seria a melhor forma de trabalhar e transmitir conhecimento aos alunos sobre um simples fato: o quanto e importante tomarmos chas tanto em casa como na escola, o quanto faz bem a nossa saude e ao mesmo tempo mostrando lhes que as garrafas pet podem ser uteis para construir um Horto ou um jardim, conscientizando-os que as garrafas nao precisam ir diretamente para o lixo.

Referência(s)