Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Amazônia Virtual no Game Brasil Ragnarök Online: Representações, construção e circulação de sentidos sobre a região / Virtual Amazon in Brasil Ragnarök Online game: representations, construction and circulation of meanings about the region

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Linguagem: Português

10.19132/1807-8583201738.225-239

ISSN

1807-8583

Autores

Luciana Miranda Costa, Bruno Monte de Assis,

Tópico(s)

Multimedia Communication and Technology

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar representações amazônicas presentes em Brasil Ragnarök Online (BRO), um jogo digital on-line para milhares de participantes simultâneos. Em 2009 foi lançado um conteúdo adicional ao jogo, uma cidade virtual intitulada Brasilis. Trata-se de uma representação do Brasil contendo inúmeros elementos lúdicos, audiovisuais e narrativos que referenciam aspectos culturais, naturais e históricos do país, sobretudo da região amazônica, foco desta pesquisa. Para a análise, foram utilizadas as propostas metodológicas relativas aos games: retórica processual (BOGOST, 2007; 2008); modelo de jogo digital (PINHEIRO, 2007); e hermenêutica dinâmica (TEIXEIRA, 2007). A partir da análise, verificou-se que os sentidos construídos em BRO reforçam estereótipos sobre a Amazônia, de modo a apresentar circularidades com sentidos já existentes e vigentes na sociedade, sobretudo relacionados à exploração e colonização da região. Apesar disso, entende-se que os jogos digitais configuram-se como uma mídia potencial para valorização, resistência e debate acerca da Amazônia.

Referência(s)