Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepção dos pais sobre as técnicas de manejo comportamental utilizadas em Odontopediatria

2016; Associação Brasileira de Odontologia; Volume: 73; Issue: 4 Linguagem: Português

10.18363/rbo.v73n4.p.277

ISSN

1984-3747

Autores

Francisco Xavier Paranhos Coêlho Simões, Thiara Guimarães Macedo, Raildo Silva Coqueiro, Matheus Melo Pithon,

Tópico(s)

Infant Development and Preterm Care

Resumo

Objetivo: avaliar a percepção dos pais a respeito das técnicas de manejo do comportamento infantil utilizadas em Odontopediatria antes e após explicação das mesmas. Material e Métodos: foi realizado estudo com pais cujos filhos eram pacientes de uma clínica odontopediátrica. Os mesmos foram expostos a um vídeo com a realização das seguintes técnicas de manejo do comportamento infantil: dizer-mostrar-fazer, controle de voz, reforço positivo, presença ou ausência dos pais, modelo, mão-sobre-a-boca, contenção passiva, contenção ativa e sedação. A exposição do vídeo foi realizada de forma aleatória sendo que no primeiro momento, sem as devidas explicações a respeito do que se tratava, apenas informando o nome de cada técnica. Enquanto assistiam, os pais respondiam um questionário onde trazia a seguinte pergunta: Qual a frequência de vezes que permitiriam que aquela técnica fosse aplicada durante atendimento do seu filho?, SEMPRE, ÀS VEZES ou NUNCA. No segundo momento, após explicação do que se tratava cada vídeo, um novo questionário com as mesmas questões foram entregues aos pais. Resultados: as técnicas não restritivas (dizer-mostrar-fazer e reforço positivo) tiveram altos índices de aceitação, tanto antes quanto após as explicações, e as restritivas (mão-sobre-a-boca, contenção passiva e ativa) índices baixos de aceitação. Também foi possível observar que, após a explicação das técnicas, a aceitação foi indiferente ao gênero, idade e escolaridade dos participantes do estudo. Na técnica de mão sobre a boca a aceitação subiu de 34,2% para 68,5% (p < 0,05) Conclusão: após a explicação prévia, a aceitação das técnicas de comportamento é mais bem aceita pelos pais das crianças.

Referência(s)