Artigo Produção Nacional

A ESCOLA DO TRABALHO SOVIÉTICA DE PISTRAK: DOIS PASSOS À FRENTE, UM PASSO ATRÁS?

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2175-5604

Autores

Marcelo Lima Cunha,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente texto pretende investigar a materialidade da proposta marxiana presente no projeto educacional sovietico da Escola do Trabalho, em especial, as bases fundamentais dessa escola e seu desenvolvimento na realidade nos primeiros anos da revolucao sovietica. Nossos objetivos especificos foram: apresentar os elementos essenciais do referencial materialista historico-dialetico para compreensao do objeto de estudo; revisar a producao teorica sobre Pistrak e sua Escola do Trabalho disponivel no Brasil; expor os principios, os fundamentos e a estrutura da Escola do Trabalho sovietica; apontar a contribuicao da Escola do Trabalho sovietica para o processo de constituicao do socialismo e de efetivacao da emancipacao humana; analisar os limites da Escola do Trabalho, considerando o contexto adverso da Revolucao Russa e todos os seus condicionantes. No que se referem as formulacoes teoricas de Pistrak, nos interessou especialmente, a apropriacao das categorias fundamentais da Escola do Trabalho, a auto-organizacao dos alunos e as relacoes com a atualidade, bem como o desenvolvimento das mesmas naquele contexto. Para isso, analisamos as obras Fundamentos da Escola do Trabalho e A Escola Comuna. Para referenciarmos nossa analise na obra marxiana tivemos que considerar o grande volume da obra de Marx e Engels e o fato de que os teoricos alemaes nao se propuseram a escrever um tratado especifico sobre formacao humana. No entanto, ao fundarem o materialismo historico dialetico, atraves de suas analises criticas da sociabilidade capitalista e de toda sua base de sustentacao – historica e teorica –, eles acabaram por perscrutar a formacao do ser social, e por consequencia, a formacao humana. Diante desse panorama, optamos por analisar mais detidamente A Ideologia Alema por ser uma obra de grande maturidade teorica, ja que surge apos o trabalho desses teoricos em varias obras anteriores de Marx e Engels, e possui a base de sustentacao de toda a analise do capital feita posteriormente por Marx. Alem disso, A Ideologia Alema e um marco na historia da filosofia por trazer a perspectiva materialista da historica confrontando o idealismo vigente a sua epoca. Com a finalizacao desse percurso podemos afirmar que a Escola do Trabalho deu passos importantes na constituicao de um novo modus operandi educacional. Em relacao aos avancos, a relacao entre professores e alunos no processo de organizacao da escola e de seus conteudos ao modelo dos sovietes; a perspectiva internacionalista que a Escola do Trabalho assumiu na direcao de formar lutadores contra o imperialismo a partir das relacoes com a atualidade; podemos dizer que deu dois passos na direcao da emancipacao humana na formulacao material e historica das categorias: relacao com a atualidade e auto-organizacao dos alunos. Mas, considerando as contradicoes do proprio processo de constituicao da nova forma de sociabilidade e as dificuldades postas pela inexperiencia dos jovens pedagogos com relacao a elaboracao da nova proposta educacional, ha elementos, que estao presentes na propria critica de Pistrak em 1934, que apontam passos para tras no processo de construcao da emancipacao humana. Trata-se do rebaixamento do papel da teoria ou da sobreposicao do metodo ao conteudo.

Referência(s)