Dispositivo de medição de deslocamentos em via permanente para determinação do módulo de via
2016; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 24; Issue: 4 Linguagem: Português
10.14295/transportes.v24i4.1140
ISSN2237-1346
AutoresRobson Costa, Edson de Moura, Liedi Légi Bariani Bernucci, Rosângela Motta, Arthur A. Teixeira, Luciano de Oliveira,
Tópico(s)Civil and Geotechnical Engineering Research
ResumoUm parâmetro usado como indicador da resposta elástica e qualidade da via permanente em diversas ferrovias é o módulo de via (u), o qual requer a determinação de deslocamentos (deflexões) em campo. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um dispositivo para medição de deslocamentos (DMD), desenvolvido para registrar deflexões durante a passa-gem dos trens sem interrupção da operação da ferrovia. Para demonstrar sua viabilidade, o DMD foi usado em medições de dois segmentos da Estrada de Ferro Carajás (EFC), com diferentes condições de lastro e dormente. Os resultados apontaram que o dispositivo se mostrou apropriado para realizar as medições de deslocamentos, que posteriormente são usadas no cál-culo do módulo de via. Adicionalmente, no estudo de caso foi possível observar que a forma de carregamento (função da velocidade) implica em respostas mecânicas diferentes, e que a medida de deslocamentos efetuada no patim do trilho é mais adequada. Ademais, observou-se que o dispositivo também pode eventualmente ser capaz de indicar um possível defeito na roda ou no trilho. De modo geral, concluiu-se que o DMD pode ser uma ferramenta útil para auxiliar a gerência de manuten-ção de uma ferrovia.
Referência(s)