
Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões
2017; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 25; Issue: 95 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362017002500397
ISSN1809-4465
AutoresNatália Gomes da Silva Figueiredo, Denise Medeiros Ribeiro Salles,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoResumo Esta pesquisa teve por objetivo analisar as causas de evasão no primeiro período de um curso técnico do Cefet/RJ, unidade Petrópolis. Buscou não apenas identificar os fatores diretamente sinalizados pelos ex-alunos como causas do abandono, mas compreender as relações entre os diversos elementos presentes em seus discursos. A investigação, que envolveu pesquisa documental e de campo, assumiu a forma de um estudo de caso. No que diz respeito à abordagem, o estudo foi do tipo qualitativo e empregou a estratégia da análise de conteúdo para o tratamento do material, coletado por intermédio de entrevistas semiabertas. Os resultados da pesquisa apontaram causas de evasão relacionadas às seguintes categorias: lacunas na escolha do curso; fatores escolares; dificuldades pessoais; influência de amigos; oportunidades e desinteresse institucional e/ou governamental.
Referência(s)