Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ação pedagógica, ação comunicativa e didática

2017; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18226/21784612.v22.n1.05

ISSN

2178-4612

Autores

Alexandre Zaslavsky,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

O presente artigo aborda a interdependencia entre o conceito de acao pedagogica e o campo de estudos da Didatica. A Didatica enquanto disciplina representante da Pedagogia moderna instaura o conceito de acao pedagogica e o novo enfoque acerca dos meios da educacao como objeto cientifico. A acao pedagogica nasce atrelada a Didatica e, ao mesmo tempo, ao carater instrumental desta (DIAZ BARRIGA, 1995). O problema da acao pedagogica e a “caixa preta” da escola: o ponto de grande interesse pratico ou prioridade social, porem, comparativamente, com menor incidencia das reflexoes teoricas. Muitos professores escolares reclamam da saturacao de teorias e repetem as mesmas praticas; ja os pesquisadores academicos da educacao reclamam a importância da reflexao teorica para a transformacao da pratica. Considerando o carater historicamente articulador entre teoria e pratica da Didatica, e curioso e ao mesmo tempo significativo esse distanciamento entre ambas. A impotencia da Didatica, enquanto saber geral, evidencia-se na desarticulacao teoria-pratica. Questiona-se o ponto de articulacao entre acao pedagogica e Didatica enquanto possivel ponto de transformacao: quais as consequencias de um conceito nao instrumental de acao pedagogica para a Didatica? Pretende-se retomar o tema dos meios da acao pedagogica, sobretudo o vies instrumental com que se identifica desde seu nascimento, e sugerir uma reconceptualizacao em termos do conceito habermasiano de acao comunicativa, ou seja, visando o entendimento e nao o exito. Com este conceito comunicativo de acao pedagogica apresenta-se reflexoes iniciais sobre uma Didatica comunicativa, mais hermeneutica do que tecnica. O intento, ao fim e ao cabo, e sugerir a abertura de um caminho disciplinar reflexivo para se tematizar a acao pedagogica segundo a racionalidade comunicativa, abrindo, assim, a mencionada “caixa preta”. E com isso se pretende retirar consequencias para a Didatica Geral.

Referência(s)